Semana Santa 2025

Neste domingo, 13 de abril, a Igreja Católica inicia a Semana Santa com a celebração do Domingo de Ramos, o ápice da fé católica que culmina com a celebração da Páscoa do Senhor (20/4).
Para celebrar a maior Solenidade Católica a Paróquia de Santos Reis, em Araxá - MG realiza uma programação intensa que começa no Domingo de Ramos (13) e segue até o Domingo de Páscoa (20)
13 de abril (Domingo de Ramos da Paixão do Senhor)
O Domingo de Ramos celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples, que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.
Às 9h - Bênção dos Ramos, Procissão e Santa Missa
Às 19h - Bênção de Ramos e Santa Missa
14 de abril (Segunda-feira Santa)
Às 19 - Missa dos Enfermos
15 de abril (Terça-feira Santa)
Às 19h - Via Sacra (Bairro Pão de Açúcar)
16 de abril (Quarta-feira Santa)
É na Missa da Unidade (Missa do Crisma) que é realizada a renovação das Promessas Sacerdotais dos sacerdotes diante do Arcebispo. Também ocorre a bênção dos óleos dos catecúmenos, dos enfermos e se consagra o óleo do Santo Crisma, por isso da celebração ser chamada de “Missa dos Santos Óleos”. Esses óleos serão utilizados nas paróquias para os sacramentos do Batismo, Crisma, Ordem e Unção dos Enfermos.
Às 19h - Missa da Unidade (Catedral em Uberaba)
às 19h - Via-Sacra nos Setores
17 de abril (Quinta-feira Santa)
A Missa da Ceia do Senhor com a cerimônia do lava pés, recorda o gesto de Jesus durante a Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos, Celebra também a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Cristo, na noite em que ia ser entregue, ofereceu a Deus o seu Corpo e o seu Sangue, sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou a seus discípulos. Nesta mesma noite, em todas as Igrejas do mundo, é retirado de dentro do Sacrário a Hóstia Consagrada, o Corpo de Cristo, e é posto em um local digno fora das Igrejas, e permanece lá até o sábado santo. O ato de se deixar o Sacrário vazio dentro das Igrejas recorda-nos o momento que é retirado Nosso Senhor Jesus Cristo para ser entregue a morte, e depois colocado no sepulcro.
Às 19h - Santa Missa da Ceia do Senhor (Lava-pés)
Das 21h às 24h - Vigília Eucarística
18 de abril (Sexta-feira Santa)
A Ação Litúrgica relembra o momento incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que o transpassou o lado.
Das 8h às 12h - Vigília Eucarística
Às 15h - Celebração da Paixão e Morte de Nossa Senhor
Dia 19 de abril (Sábado Santo)
A Vigília Pascal é composta de quatro partes: Liturgia do fogo, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística, o ato litúrgico chega a ser concluído em quase 3 horas de celebração. É nesta celebração que é feito o Anúncio de Páscoa, a ressurreição de Nosso Senhor. E é devolvido aos sacrários das Igrejas do mundo inteiro as Hóstias Consagradas, recordando que Nosso Senhor Jesus Cristo, após sua ressurreição, está de volta em nosso meio.
Às 19h - Vigília Pascal
Dia 20 de abril (Domingo de Páscoa)
Às 9h - Missa Solene
Às 10h15 - Batizados
Às 17h30 - Grupo de Jovens
Às 19h - Missa Solene