Neste ano, após dois anos de pandemia, a comemoração de Corpus Christi na Paróquia de Santos Reis Araxá contará com a confecção de um tapete colorido. Com o apoio das pastorais, movimentos e comunidades, na rua Ivair Luís Coelho, no entorno da Igreja (Pão de Açúcar) ficará colorida e enfeitada com imagens desenhadas por dezenas de pessoas.
O material usado na confecção do tapete são: palha de arroz, serragem colorida, cascas de ovos, borra de café, tampinhas de garrafas entre muitos outros materiais fazem parte dos enfeites que começam a ser confeccionados em plena madrugada, do dia 16 de junho, a partir das 4h.
Para a confecção do tapete, os materiais são doados pelos fiéis ou conseguidos pelos coordenadores das pastorais. Também há famílias que guardam pó de café, tampinhas de garrafa entre outros materiais durante todo o ano e, no dia de Corpus Christi, levam tudo pronto para as ruas.
A Solenidade de Corpus Christi será celebrada às 9h, na Igreja Matriz de Santos Reis, pelo pároco padre José Rinaldo e, em seguida terá início a procissão, percorrendo as seguintes ruas: Eurindo Barbosa de Lacerda, Joaquim Cândida da Silva e Ivair Luís Coelho (local do tapete), para o Santíssimo Sacramento passar. Ao chegar à Igreja teremos o encerramento da festividade com a benção do Santíssimo.
Celebrar o dia solene de Corpus Christi significa que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A procissão pretende ser uma bênção grande e pública para a nossa comunidade paroquial.
A Eucaristia é “Corpo” e é corpo doado e partilhado, que se expressa na vida, nas casas e nas ruas de nossa comunidade. Que a confecção deste tapete sagrado, seja mais uma oportunidade de juntos na pluralidade e singularidade de cada pastoral e movimento expressarem aquilo que temos e somos dando esta grande visibilidade ao rosto eucarístico em nossa comunidade.
Nesta procissão, acompanhemos o Cristo Ressuscitado no seu caminho pelo mundo inteiro e obedeçamos ao seu mandato “Tomai e comei todos”, pois o banquete é para todos ninguém pode ficar excluído.
Conselho Paroquial de Pastoral