15 de agosto, Dia do Coroinha
No dia 15 de agosto, comemoramos o Dia do Coroinha, em homenagem a São Tarcísio, jovem mártir romano dos primeiros séculos da Era Cristã, que morreu levando a Eucaristia aos cristãos presos daquela época. O coroinha pode ser menino ou menina. Ele tem a função de auxiliar o padre nas funções litúrgicas no altar. Muitas são as crianças e jovens da catequese, da pastoral da Juventude que sentem o chamado e servem como coroinhas.
Portanto, ser coroinha é ter um dom de Deus Pai, seguir a Cristo numa caminhada junto a Ele, segurar em sua mão e persistir sem desistir. Ser coroinha é estar a serviço: a serviço do altar e do próximo. Servir ao altar não é apenas ajudar o padre, transportar os objetos litúrgicos ou executar as funções que lhe são próprias. Servir ao altar é muito mais: é participar do Mistério Pascal de Cristo, é estar aos pés da cruz, contemplar o Cristo ressuscitado com os olhos da fé e viver alegremente o Evangelho.
Parabéns Coroinhas pelo seu dia. A Paróquia de Santos Reis reconhece e agradece a cada um de vocês a participação, o desempenho e a importância de servir ao Senhor com alegria. 15 de agosto, Dia do Coroinha!
Pascom / Santos Reis