Queridos irmãos e irmãs dizimista,
O mês de julho é dedicado ao Dízimo em todas as dioceses do Brasil. Chegando ao término do mês, a Pastoral do Dízimo convida os paroquianos para uma reflexão sobre as três formas de Partilha na nossa Igreja, que são: Dízimo, Oferta e Doação.
O Dízimo é uma contribuição mensal, cujo valor não é 10% do que ganhamos, mas sim, o valor que vem do coração, conforme nos ensina São Paulo. A Contribuição do Dízimo deve ser entregue na Igreja que cada cristão católico participa, pois é o lugar onde você e sua família buscam o alimento eucarístico que fortalece sua fé e sua participação.
Para ser Dizimista são necessárias duas condições básicas: fé e condição de contribuir. Sem a dimensão da Fé, o Dízimo não tem sentido, pois seria apenas o dinheiro e Deus não está interessado no dinheiro de ninguém.
A Oferta é feita durante a Missa, porque o ofertório é o momento propício em que os fiéis podem demonstrar sua participação e seu comprometimento. Dessa maneira, temos a oportunidade de unir nossa oferta, nosso sacrifício à oferta e Sacrifício de Jesus, que nos dá seu corpo e sangue.
A Doação é uma contribuição financeira, de alimentos, de materiais, de roupas, entre outras coisas, que podemos fazer espontaneamente para auxiliar determinada igreja e até mesmo os irmãos mais necessitados que frequentam a comunidade paroquial. Se cada paroquiano viver essas três formas de partilha, teremos uma Paróquia forte, missionária, humana e divina.
Pastoral do Dízimo - Coordenadores: Alaerson e Lucimar