O antigo adágio popular, “quem não tem cachorro, caça com gato”, pode muito bem ser aplicado, em nossos trabalhos de evangelização, neste tempo de pandemia por causa do covid-19. O distanciamento social exigido pelas autoridades para se evitar contaminação do vírus provocou uma realidade nova, exigindo das instituições um “reinventar” em suas habituais atividades.
O fato veio atingir fortemente todos os trabalhos pastorais, o direcionamento de agendas e compromissos, a suspensão de festas e o assumir de novas posturas no relacionamento. Estão dizendo de um “novo normal”. É justamente nesse contexto que são mais valorizadas, na Igreja, as mídias sociais. Ainda bem que elas existem à disposição como mecanismos de comunicação muito eficientes.
Para se evitar aglomerações, as paróquias estão chegando às casas, às famílias e aos diversos devotos através dos meios de comunicação, principalmente no modelo virtual. Isto está exigindo um novo aprendizado para uma Igreja despreparada para tal novidade no anúncio da Palavra de Deus. Tudo já estava à disposição e agora há uma exigência de seu uso nas paróquias.
A Paróquia Santos Reis, de Araxá, através de seu Pároco e sua equipe inaugura um site paroquial, possibilitando um canal virtual de proximidade da Paróquia com os paroquianos. Sem a pandemia, certamente isso não estaria acontecendo neste momento. No meio de tantas perdas, tantas mortes e desorganização da sociedade, daí foi possível também surgir algo importante de positivo.
Um site é um instrumento multiplicador daquilo que é anunciado, com a capacidade de chegar a locais que nem podemos imaginar. Significa que o trabalho de sustentação das matérias tem que ser feito com muita determinação e transparência, evitando divulgação de mensagens falsas e de pouca responsabilidade. Mas é um trabalho edificante e rico para uma vida paroquial.
Parabenizo o Padre José Rinaldo e a toda a Paróquia de Santos Reis pela iniciativa. A expectativa de todos nós é, sem dúvida, de poder contar com mais esse caminho de evangelização dentro do aspecto da catequese exigido pelas orientações da Igreja hoje, os documentos emanados pelo Santo Padre e a nossa Arquidiocese de Uberaba. Que Deus abençoe esse novo trabalho.
Dom Paulo Mendes Peixoto
Arquidiocese de Uberaba.